quarta-feira, 2 de abril de 2014

Núcleo de Equilíbrio e Desenvolvimento do Ser - NEDS



Hoje estamos abrindo as postagens desta página, criada para ser uma das formas de expressão e comunicação do recentemente ativado Núcleo de Equilíbrio e Desenvolvimento do Ser  - NEDS.

O NEDS tem como finalidade estimular, desenvolver e divulgar estudos, programas de capacitação, projetos e inciativas que favoreçam a expansão da consciência através de conhecimentos e práticas voltadas para o equilíbrio e o desenvolvimento do Ser, quando percebido holisticamente na complexidade e integralidade de sua humanidade. Humanidade esta tão ameaçada pela crise de fragmentação que atravessa.




Esta Crise de Fragmentação Contemporânea, como é nomeada na obra  “A Mudança de Sentido e o Sentido da Mudança” (Pierre Weil, 1990), fornece a mente humana um percepção fragmentada da realidade, alimentando “fantasias de separatividade”, como afirma o autor: “o planeta loteado de países; o conhecimento em especializações; a espiritualidade em religiões; a política em partidos; a filosofia em ideologias; e o nosso Ser em corpo e instintos, emoções, intelecto e espírito.” 
 Esta visão fragmentária, por sua vez, favorece o desenvolvimento de pensamentos e práticas  de dependência ou de independência, no nível das realidades pessoal, social e planetária, já comprovadamente, como sabemos, de naturezas interdependentes.

A consciência de interdependência é indispensável para o equilíbrio e desenvolvimento sustentável do Ser Humano, da Sociedade e do Planeta. Ela reúne o que existe de melhor da postura dependente – o relacionamento com os outros, e o da independente – o relacionamento consigo mesmo.

Seres Humanos, com consciência de interdependência, assumem compromisso de criar um  mundo melhor para si mesmos e para os outros, trabalham em parcerias profissionais com base no ganha-ganha; alimentam relacionamentos interpessoais mutuamente benéficos e buscam resolver problemas pessoais, comunitários e ambientais, a partir de uma visão holística da realidade; harmonizando os três tipos de ecologia citados por Pierre Weil (1990): ecologia pessoal, ecologia social e ecologia  planetária.

O Núcleo de Equilíbrio e Desenvolvimento do Ser – NEDS alinha suas crenças e valores com essa emergente visão de mundo, que está certamente instigando à mudança não apenas os indivíduos, mas também a alma coletiva da humanidade.

Lembrando a  citação de Tanis Helliwell (1999), em seu livro “Trabalhando com Alma”:



“O psiquiatra Carl Jung afirmou que as histórias individuais estão ligadas às verdades universais encontradas na alma humana, que ele chama de inconsciente coletivo. Os indianos, por sua vez, se referem a estas verdades como “registros akáshicos” e o biólogo Rupet Sheldrake, de “campos morfogenéticos”. Sheldrake descobriu que a repetição dos comportamentos individuais ao longo do tempo exerce um efeito evolutivo sobre a espécie e que campos morfogenéticos são herdados e compreendem a capacidade coletiva e o conhecimento da raça.”




Por acordar com a existência destas verdadeiras redes de inter-relacionamentos que integramos, sem limites no tempo e espaço, como Seres em constante viagem evolutiva, influenciando e sendo influenciados dentro do conjunto de sistemas nos quais estamos inseridos, é que o NEDS atribuiu-se o compromisso de contribuir através de diferentes e interativas estratégias de intervenção, para o Equilíbrio e Desenvolvimento do Ser, que no momento, cada um de nós É.








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aguarde, seu comentário será publicado.