segunda-feira, 9 de setembro de 2013

TRABALHO E EMPREGO: VOCÊ POSSUI OS DOIS?


Em nossa última postagem, comentamos que iniciaríamos uma série de abordagens enfocando as relações entre Vocação, Formação Acadêmica e Exercício Profissional.

Por isso, comentaremos hoje sobre a consciência que devemos desenvolver quanto a diferença entre “emprego” e “trabalho”. Sem esta consciência, torna-se difícil despertarmos para as relações existentes entre a satisfação da nossa vocação e a qualidade do nosso exercício profissional, bem como do papel e responsabilidade que nossa formação acadêmica deve assumir como viabilizadora de uma harmoniosa relação entre estas duas primeiras dimensões.



Emprego é o que satisfaz nossas necessidades financeiras e físicas (materiais, em geral). Trabalho é o que satisfaz nossas necessidades emocionais, mentais e espirituais, dando sentido à nossa vida.

O emprego atende aos apelos de nossa personalidade, enquanto o trabalho, quando significativo, atende aos reclamos de nossa alma.

Num mundo ideal, emprego e trabalho seriam quase sinônimos, com natural equilíbrio e harmonia, possibilitando a materialização dos valores inerentes à nossa vocação no dia-a-dia de nosso exercício profissional.

Nesta perspectiva, nossa formação acadêmica assumiria com  competência e compromisso a função de nos preparar adequadamente e em todas as dimensões de nosso ser, para viabilizar a concretização de nossa missão existencial. Concorda?


O problema não é termos um objetivo por demais elevado e falharmos. É objetivarmos algo muito baixo e sermos bem sucedidos.

Autor Anônimo




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aguarde, seu comentário será publicado.