domingo, 1 de setembro de 2013

PARABÉNS A TODOS OS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA PELO DIA DE HOJE!1º DE SETEMBRO, DIA DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Nada melhor do que neste dia de comemorações, falar da carreira profissional que reflete no plano pessoal e social os resultados de uma trajetória que inicia-se na Vocação, estrutura-se academicamente na Formação e concretiza-se realmente na Sucessão dos Anos de Exercício Profissional.
Por isso, ao optarmos pelo tema desta postagem, estamos iniciando também uma série de abordagens dentro das quais enfocaremos as relações entre vocação, formação acadêmica e exercício profissional, com a desejada participação das ideias dos frequentadores deste blog que as encaminharem para nós.

Hoje, no DIA DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA, consideramos próprio recordar a primeira matéria editada, postada em 11 de dezembro de 2012, que após apresentar o objetivo do blog, colocou a questão: “Mas qual o significado do termo carreira para o profissional?”

Buscamos provocar a reflexão dos internautas, comentamos sobre as origens etimológicas do vocábulo Carreira. Dentre as postadas, recordamos: “o caminho... rastro... modo de vida... ser adotado ou aceito por grande número de pessoas”.
Em seguida, também registramos no texto postado: “Na verdade, percebemos possibilidades de integrarmos todos estes significados e ideias ao pensarmos nas costumeiras percepções e expectativas que temos sobre nossas carreiras, numa atualidade onde nossa formação profissional em Educação Física está dividida entre Licenciatura e Bacharelados. Nosso espaço de intervenção profissional, consequentemente, também fragmenta-se entre estruturas escolares e não escolares, ...
Portanto, consideramos próprio que no DIA DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA, com culminância de muitas e merecidas comemorações, consideradas todas as vitórias já conseguidas através do empenho de todo o sistema CONFEF/CREFs, mas com ainda muito a fazer, pensemos em toda a comunidade profissional de Educação Física e, principalmente, nas responsabilidades sócio educacionais que possui e que em muito antecedem e transcendem, embora incluam, os desejados resultados em estádios, academias, etc. Agradecer e parabenizar a todos os Licenciados, Bacharéis e Portadores de Registros Precários, para citar apenas os legalmente registrados no sistema CONFEF/CREFs, sejam eles conhecidos popularmente através da mídia ou anônimos junto à grande parcela da sociedade, mas não na lembrança daqueles a quem estimularam e orientaram, através de uma intervenção coerente com os valores éticos  da área profissional que optaram por trabalhar.
Conforme a abordagem etimológica registrada em parágrafo anterior deste texto, sugerimos a reflexão quanto o fato do sucesso de uma carreira profissional poder ser avaliado a partir da consideração que se faça quanto “ao caminho... o rastro...o modo de vida” profissional que é deixado aos olhos de nossos orientandos, certamente avaliado a partir do quanto de nossos ensinamentos é “adotado e aceito por grande número de pessoas” dentre aqueles grupos sociais com os quais trabalhamos.
Por isso, a todos aqueles profissionais dos quais lembramos das lições e ensinamentos, em nossa infância, adolescência e vida adulta, NOSSO RECONHECIMENTO E RESPEITO.
Aqueles desta mesma têmpera e compromisso ético-profissional que podemos reconhecer nos dias de hoje ao nosso lado como Profissionais de Educação Física, NOSSO ORGULHO EM TÊ-LOS COMO COLEGAS!



FELIZ DIA DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aguarde, seu comentário será publicado.