segunda-feira, 26 de agosto de 2013

PROJETO PARA ALAVANCAGEM DA CARREIRA PROFISSIONAL: SAI OU NÃO SAI?

Na última postagem, falou-se sobre o nono passo previsto no Projeto  “Nove Passos para uma Carreira Profissional de Sucesso”, em divulgação pelo CREF 1 e com inscrições abertas desde julho último.
Até o momento, no entanto, não foi obtido o quórum mínimo de profissionais necessário para viabilização econômica destes nove workshops. Por que?
O investimento, comparado a outros eventos de igual porte (oito horas de estudos e prática por workshop), não é exorbitante, ao contrário, é até pequeno se considerar a atualidade e resultados comprovados da metodologia do Coaching para a alavancagem de desempenhos profissionais de sucesso, junto a diferentes áreas e instituições do mercado de trabalho.
Por isso, solicitou-se esta semana ao Presidente André Fernandes, uma reunião para analise da viabilidade de continuar-se com a proposta dos nove workshops previstos.
No entanto, considera-se importante que os profissionais e pessoas jurídicas registradas no CREF 1 se pronunciem sobre a questão, fazendo críticas e oferecendo sugestões.  Afinal, o Projeto  “Nove Passos para uma Carreira Profissional de Sucesso” foi elaborado e proposto dentro do entendimento sobre a existência de uma demanda  de profissionais interessados em alavancar suas carreira e do interesse  do Conselho em divulgar e apoiar iniciativas com esta finalidade.
Esta percepção foi ratificada pelo feedback obtido entre  os profissionais participantes das Sessões de Coaching Education, desenvolvidas nas sedes do CREF 1 da Tijuca, Campo Grande e Campos dos Goytacazes, durante este primeiro semestre de 2013.

   


   Portanto, pergunta-se aos colegas:   
 
 ü  Que sugestões fariam quanto ao Projeto  “Nove Passos      para uma Carreira Profissional de Sucesso”?

 ü  Devemos continuar com inscrições abertas

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

ACREDITAR: NONO PASSO PARA UMA CARREIRA PROFISSIONAL DE SUCESSO

Entre outros sentidos similares, a etimologia do verbo ACREDITAR, apresenta como significado “dar crédito a, crer” e “ter como verdadeiro, crer”. Mas dar crédito a quê? Ou ter como verdadeiro, o quê?
Para responder a ambas as perguntas, poderíamos retornar a matéria do primeiro passo deste projeto, postada neste blog sob o título “CONHECER-SE”.



Quando nos conhecemos realmente, quando temos consciência de quem somos, do que gostamos de fazer, de quais são os nossos talentos e competências e, principalmente, qual é a nossa missão na vida, passamos a fortalecer as bases emocionais, cognitivas e espirituais para ACREDITAR em algo que é foco de nossa existência e da condição que temos para realizá-lo.



Conforme muito bem colocam os estudos de José Roberto Marques e Edson Carli, publicados pelo Instituto Brasileiro de Coaching – IBC, grandes inspiradores do Projeto “Nove Passos para uma Carreira Profissional de Sucesso”, “...independente de religião, doutrina e crença, todos nós precisamos ACREDITAR em algo maior como motivação de vida. Quando deixamos de crer em algo maior para nossa existência, ela se torna pequena, vazia e, portanto, todos os planos de sucesso e crescimento não passam de retórica.”
Portanto, é importante ACREDITAR que nossas ações e intervenção profissional farão diferença na vida das pessoas, que nossa passagem em suas vidas será reconhecidamente lembrada, que nosso legado fará sentido, numa perspectiva sistêmica e holística do mundo e da integralidade do corpo, alma, intelecto e emoção que somos.
Esse ACREDITAR, tradicionalmente conhecido como poder da mente, ou poder do pensamento, que para um cientista formado dentro do paradigma newtoniano-cartesiano não passava, há algum tempo,  de pura especulação mística, hoje é comprovado pela Parapsicologia, quando afirma que o pensamento se transmite à distância e  pode agir sobre a própria matéria inanimada(Lima, 2013).
Também a Física Quântica, com seu Princípio da Incerteza, reforça cientificamente o poder do ACREDITAR, quando afirma ser a Quântica uma Física de possibilidades, entre as quais escolhemos a que queremos transformar no que chamamos de REALIDADE (Lima, 2013)
Dentro desta concepção, nem tudo está determinado. E, se não está, nosso nível consciencial pode influir sobre os acontecimentos. Assim, podemos escolher, pois temos livre-arbítrio, liberdade e, consequentemente, responsabilidade sobre tudo o que vivemos, tanto no âmbito de nossa vida pessoal, quanto em nossa carreira profissional.
Na verdade, a ciência está nos dizendo que COM PENSAMENTO E EMOÇÃO, ESCOLHEMOS A REALIDADE QUE VAMOS VIVENCIAR.
Obviamente, temos nossos limites. Mas, sempre podemos progredir e melhorar. Como um atleta que está tentando iniciar sua carreira de sucesso, começamos com objetivo menores, acessíveis, até reunirmos condições de chegar, quem sabe, a uma medalha de ouro.
É neste processo intencional, responsável e progressivo que a metodologia, as técnicas e os instrumentos de Coaching podem orientar e apoiar pessoal e profissionalmente os indivíduos que estiverem dispostos a investirem no reconhecimento e aceitação de suas limitações e possibilidades, bem como enfrentarem e vencerem suas resistências obtendo enfim, a manifestação positiva de todas as potencialidades que possuem.
Foi acreditando nas possibilidades de contribuição do Coaching para estes resultados que elaborei o projeto  de workshops sucessivos “Nove Passos para uma Carreira Profissional de Sucesso”, a partir do consciente crédito que desenvolvi quanto a esta metodologia de desenvolvimento pessoal e profissional, a partir de minha participação no Programa de Formação e Certificação Internacional de Professional  e Self Coaching - IBC
É importante destacar que este projeto foi incialmente proposto ao CREF 1 em função do grande período de exercício profissional e compromisso que mantive junto a formação de profissionais de Educação Física e por entender, como Conselheiro desta Autarquia, que entre outras é sua função incentivar iniciativas que promovam o desenvolvimento profissional de seus afiliados e, em consequência, a melhoria da qualidade dos serviços que têm o compromisso de prestar à sociedade.
No entanto, os temas que compõem os workshops em questão, são pertinentes a qualquer área  e carreira profissional. Calculadamente, me arrisco a afirmar que: os nove passos previstos no conjunto do projeto são pertinentes a todos aqueles que em qualquer âmbito de suas vidas pessoal e profissional desejam realizarem-se na plenitude de seus mais íntimos ideais e vocação, sejam quais forem.







“Se você seguir um sonho, trilhará um caminho que sempre esteve ali à sua espera.”

Joseph Campbell

sábado, 10 de agosto de 2013

A HABILIDADE DE NEGOCIAR: OITAVO PASSO PARA ALAVANCAR RESULTADOS E SUCESSO NA VIDA PESSOAL E CARREIRA PROFISSIONAL

Negociar é uma habilidade não desenvolvida em muitas pessoas em função da ausência de segurança e equilíbrio em suas estruturas emocionais. Estabelecer um processo de negociação exige  competência para administrar conflitos, que geralmente estão presentes, implícita ou explicitamente e em  intensidade variáveis, sempre que há confronto de interesses. 
 

A Habilidade de Negociar possibilita que as partes envolvidas encontrem como articular harmonicamente seus interesses e necessidades.




Conforme afirmam os estudos de Marques e Carli (IBC, 2012) “...por mais maravilhosas, complexas e amadas que sejam as pessoas, um profissional deve ter em mente que é parte de uma complexa engrenagem econômica global cuja única função é a geração de riqueza, seja para pessoas, empresas ou nações.”
No âmbito de algumas áreas profissionais, certamente a afirmativa do último parágrafo provocaria resistências em grupos que por ventura ainda não tenham amadurecido adequadamente a consciência de que estamos todos, inseridos em um contexto social, político e econômico, como indivíduos geradores de valores e que, portanto, de tempos em tempos, nos será exigido participar de processos de negociação, mesmo que não claramente explícitos, sejam de natureza financeira, de interesses, de conforto, ou quanto ao futuro, tanto no âmbito de nossas vidas pessoais, como na esfera de nossas carreiras profissionais.
Em função do não desenvolvimento adequado das competências necessárias ao hábito de negociar, a grande maioria das pessoas repassam a terceiros a responsabilidade de representá-las em situações onde o conflito de interesses exige o estabelecimento de um processo de negociação.
Esta representação em muitos casos, não é percebida pelos interessados diretos como eficaz, gerando descontentamento e crises de representatividade  com os profissionais contratados, sindicatos, conselhos e associações diversas. Até a representação voluntária, com melhor intenção e índole solidária, encontra incompreensão e críticas, quando não atende as demandas dos representados, cujas expectativas de resultados em muito transcende, por vezes, uma adequada relação entre direitos e deveres.
Por isso, sendo a habilidade de negociação tão importante para o sucesso em nossa vida pessoal e, fundamental  para alavancagem de nossa carreira profissional, é que foi colocada como foco no oitavo workshop do Projeto “Nove Passos para uma Carreira Profissional de Sucesso.






Uma atitude interior para orientar positivamente qualquer processo de negociação pode ser obtida em Matheus 7:12:
“Faça ao outro o que gostaria que lhe fizesse.”

domingo, 4 de agosto de 2013

A ARTE... DE OUVIR: SÉTIMO PASSO PARA UMA CARREIRA PROFISSIONAL DE SUCESSO

A arte de ouvir, com atenção e presença real, é uma habilidade que exige empenho para ser desenvolvida  na atualidade. O mundo contemporâneo tem cobrado das pessoas cada vez mais respostas em tempo muito curto e com isso, passamos a responder de forma quase automática a tudo que nos é pedido, falado, entregue e cada vez menos prestamos atenção na pessoa que está à nossa frente falando sobre algo que para ela é importante.
A vida pessoal e a carreira profissional desenvolvem-se em um processo social repleto de relacionamentos. A qualidade destes relacionamentos é extremamente dependente da capacidade mútua que as pessoas envolvidas  possuem de ouvirem-se e expressarem-se com a integralidade de suas personalidades e essência. Por isso, é imprescindível que desenvolvamos a habilidade de ouvir os outros com calma, em silêncio exterior e interior. É uma verdadeira arte, envolvendo, portanto, funções nos dois hemisférios cerebrais.
No entanto, esta é uma habilidade cada vez mais rara em nossa atualidade. Comumente, muitas pessoas concentram a maior parte de sua atenção no que estão pensando. Em muitos casos, enquanto estão aparentemente "ouvindo", ficam avaliando antecipadamente as palavras do outro ou apenas usando o que o outro diz para falar de suas próprias experiências.
Ouvir com atenção, ativamente, é muito mais que escutar. É ouvir na essência, com qualidade de presença, é estar alerta, é abrir um espaço interno em que as palavras são acolhidas.

Como muito bem escreve Eckhart Tolle em seu livro “O Poder do Silêncio”, quando ouvimos com real presença e atenção,



“...as palavras se tornam secundárias, podendo ou não fazer sentido imediato. Bem mais importante do que aquilo que você está ouvindo é o ato em si de ouvir, o espaço da presença consciente que surge à medida que você ouve. Esse espaço é um campo unificador feito de atenção em que você encontra a outra pessoa sem barreiras separadoras criadas pelos conceitos do pensamento(muitos dos quais são na verdade ainda pré conceitos)”.

Nesta perspectiva de real comunicação, a outra pessoa deixa de ser “o outro”, estabelecendo-se entre ambos, comunicante e receptor, uma só consciência.

O atingimento deste estado ideal de inter-relacionamento em nosso processo de comunicação, tanto no âmbito de nossa vida pessoal, como na esfera de nossa carreira profissional, é o resultado de um exercício de paciência, disciplina e treinamento para silenciar externa e internamente, simplesmente ouvindo. Em natural consequência, os outros passarão a nos ouvir com similaridade de comportamento, gerando certos e positivos resultados no âmbito de nossas vidas pessoal e profissional.

Por isso, considerada sua importância e possibilidade de ser desenvolvida quando adequadamente treinada, é que a habilidade de “Ouvir Ativamente”, com arte,  constitui o tema foco do 7º Workshop do Projeto “Nove Passos para uma Carreira Profissional de Sucesso.”


Quando você parar para ouvir outra pessoa, não escute só com a mente escute com todo o seu corpo, com todo o seu ser... É o presente mais precioso que você pode dar a alguém.
Baseado em Eckhart Toller